O vídeo e sua contribuição na educação

A informação hoje provém de inúmeras formas, e uma delas é o vídeo que vem se apresentando como um fator adicional na educação. Assim como todas outras multimídias, potencializadas pela Internet, o vídeo se caracteriza por seu aspecto de entretenimento e lazer.

Segundo conceituação do site Wikipédia a palavra vídeo deriva do latim eu vejo, sendo uma tecnologia de processamento de sinais eletrônicos analógicos ou digitais para capturar, armazenar, transmitir ou apresentar imagens em movimento. Com o tempo, o termo ganaha maior abrangência e passa a integrar gravações de imagens em movimento, animação composta de fotos sequenciais, e as diversas formas para se gravar imagens em fitas, analógicas ou digitais, ou outras mídias.

"Vídeo" satirizado como única forma de atenção dos alunos 
As crianças, atualmente, estão cada vez mais familiarizadas com a Internet e todos seus desdobramentos, elas estão totalmente “por dentro” das novas tecnologias e dos novos recursos, e um deles é o vídeo, que praticamente, nos acompanha por toda nossa vida, seja na televisão, filmes e agora ganhando espaço na Internet. Ou seja, o vídeo faz parte do nosso cotidiano, cabendo aos professores de todos os níveis educacionais tirarem proveito dessa ferramenta como método de aprendizagem.

Nos últimos anos, a indústria do entretenimento cresceu muito, juntamente com as alternativas de divertimento e lazer, ou seja, o mundo em si se tornou muito interessante para as crianças, o que faz da escola um local de poucos atrativos, comparando-se com as inúmeras possibilidades que a mídia e a Internet dispõe. (ZALUAR, 1999 apud DALLACOSTA et al., 2004)[1] Com essa nova realidade, o vídeo aparece como um recurso diferenciado na educação, é o que relata Moran (1995, [p. 27]):

O vídeo está umbilicamente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala da aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não “aula”, o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico.

 O vídeo contextualizado ao assunto proposto em aula abre um leque de possibilidades, como discussão, produção, avaliação, reparação e etc. O vídeo também auxilia no processo de aprendizagem pois traz a realidade, o cotidiano e os interesses do aulo para a sala de aula, além de ser um mecanismo de fácil memorização, ou seja, com o vídeo o aluno memoriza e reforça melhor o conteúdo, sem falar na possibilidade de visão e conhecimento de lugares e épocas inacessíveis a eles. O vídeo também serve de alternativa de fonte de pesquisa para os alunos, pois os filmes e vídeos dos repositórios, podem conter informações adicionais, ou melhor explicar sobre outra ótica o mesmo assunto.

Com a facilidade de produção de vídeos hoje, uma opção de aprendizagem é a produção destes por parte dos alunos, o que a meu ver enriquece muito, pois os alunos tem de pesquisar e estudar o assunto e após filmar, ou montar o vídeo com as informações ou filmagens feitas, neste caso os alunos vivenciam todo o processo e dificilmente esquecerão do conteúdo proposto, o que nos leva a uma conclusão já mencionada, de que o vídeo se constitui como um fator facilitador da aprendizagem, pois desperta o interesse e a curiosidade dos alunos.

A seguir sugiro o vídeo abaixo “O vídeo na sala de aula”, que contém relatos de professores e como eles utilizam os vídeos em sala de aula.



Referências

DALLLACOSTA, Adriana et al. O vídeo digital e a educação. In.: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 15., 2004, Amazonas. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/343/329>. Acesso em: 11 out. 2010.


MORAN, José manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, São Paulo, [2], p. 27-35, jan./ abr. 1995. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal. htm>. Acesso em: 11 out. 2010.


WIKIPÉDIA. Vídeo. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADdeo>. Acesso em: 11 out. 2010.


[1] ZALUAR, Alba. Desafios para o ensino básico na visão dos vulneráveis. In Sociologias, Porto
  Alegre, ano 1, n.2, jul/dez 1999, p.228-249.


posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem sou eu

Minha foto
Me chamo Bruna, atualmente curso Biblioteconomia na UFRGS. Sou uma pessoa esperançosa e de bem com a vida, que preza e gosta de estar com minha família e amigos. Gosto de ler, assistir filmes , dançar e viajar.
Tecnologia do Blogger.

Followers

Finalidade

O blog tem por finalidade atender às solicitações da disciplina de Informação em Mídias Digitais objetivando informar, explicar e exemplificar as novas tendências de informação que se encontram na rede. Tratará de diferentes temas relacionados com a Ciências da Informação.

Recent Comments