BANCO DE IMAGENS

 Com o desenvolvimento da imagem como importante fonte de informação, juntamente com a explosão da Internet e outros meios de comunicação, a imagem alcançou grande magnitude, conotação cultural e financeira, aumentando deste modo o número de bancos de imagens disponíveis na “net”.

Inicio com a conceituação de banco de imagens, que é um espécie de repositório em um sítio da Web, que captura, trata, organiza e disponibiliza imagens  para uso em geral. Os repositórios podem ser gratuitos ou pagos, sendo de caráter comercial e oferecendo a imagem como produto. Os bancos são também importantes para a guarda da memória em seus diferentes campos, podendo servir de valiosas fontes de pesquisa. A diversidade destes bancos deve ser lembradas, pois abrange áreas bastante distintas, como a Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Desing, Saúde, ou então sem assunto especifíco, podendo agregar imagens de diversos tipos. (ROZADOS).

Outra conceituação de banco de imagens:

Em essência, se trata de coleções que têm sido digitalizadas e que graças a utilização de motores de busca baseados principalmente no emprego de palavras-chaves ou descritores, é possível consultá-las para avaliação e aquisição. (MUÑOS CASTANÕ, 2001, p. 4)


       A imagem entretanto pode estar protegida por direitos ou não, é o caso das royalties e das royalty-free. A distinção entre elas é a questão do uso e pagamento. Na primeira, paga-se pela utilização desta, tendo seu uso limitado. No segundo, royalties-free, as imagens podem ser baixadas (download) e usadas inúmeras vezes sem pagamento.  Segundo  Muños Castaño (2002) essa diferenciação tem levado a criação de diferentes tipos de repositórios de imagens com divergentes possibilidades de acesso e de serviços (formas de venda e pagamento).
 x
    









Com a grande quantidade de imagens que são geradas e disponibilizadas diaramente, é fundamental o trabalho do profissional documentalista, que deve ter em mente as necessidades e potencialidades dos seus clientes, levando em conta valores intrínsecos da imagem para recuperação em função do conteúdo e para a indexação e recuparação. Este último fator é de grande dificuldade pois uma imagem tem uma variedade de valores, significados, sem falar na riqueza visual e de conteúdo.


      Em relação a problemática anteriormente citada, os profissionais estão se valendo de dicionários de sinônimos e de fatores técnicos da fotografia para potencializar a busca pelas imagens. Alguns sistemas de recuperação dos bancos de imagens utilizam tesauros, para quando na recuperação, a busca seja mais eficiente, abrangendo os sinônimos das interpretações das imagens.  E há também o uso de recursos técnicos da imagem, como cor, tamanho, nº de pessoas, local, direção, ângulo e etc. (Munõs Castaño, 2002).

         Existem programas de aplicativos para manipulação de arquivos digitais e seu conteúdo visual, é o caso do Excalibur Visual RetrievalWare SDK 2.1, citado por Muños Castaño (2002). Ele desenvolve aplicações orientadas para a indexação e a recuperação automática de imagens.
Excalibur Visual RetrievalWare

        Bem, como já falado, a imagem tem sido cada vez mais requisitada no meio informacional, e devido a essa necessidade, temos visto constantemente o aparecimento de bancos de dados de imagens que servem como um grande repositório de guarda dessas imagens, devendo ainda contar com programas e profissionais adequados para lidar com esse documento, dotado de inúmeras potencialidades que devem ser aproveitadas para a educação, memória, história dos povos e etc.


Referências

MUÑOS CASTAÑOS, Jesús E. Bancos de imágenes: evaluación y análisis de los mecanismos de recuperación de imágenes”. El profesional de la información, v. 10, n. 3, p. 4-18,  marzo 2001. Disponível em: <http://www.elprofesionaldelainformacion.com/    contenidos/2001/marzo/1.pdf >Acesso em: 24  set. 2010.
ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Banco de imagens digitais. 18 diapositivos.















posted under |

1 comentários:

Gabriela Giacumuzzi disse...

Fazia alguns dias que não entrava no seu blog, hoje entrei e me atualizei no conteúdo.
Mas vou comentar somente sobre a aparência dele, achei muito bonita a aparência do blog.
Está bem legal mesmo. Parabéns!

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem sou eu

Minha foto
Me chamo Bruna, atualmente curso Biblioteconomia na UFRGS. Sou uma pessoa esperançosa e de bem com a vida, que preza e gosta de estar com minha família e amigos. Gosto de ler, assistir filmes , dançar e viajar.
Tecnologia do Blogger.

Followers

Finalidade

O blog tem por finalidade atender às solicitações da disciplina de Informação em Mídias Digitais objetivando informar, explicar e exemplificar as novas tendências de informação que se encontram na rede. Tratará de diferentes temas relacionados com a Ciências da Informação.

Recent Comments