Repositório de Vídeos



Segundo Dicionário Melhoramentos a significação de repositório compreende o “lugar onde se guardam as coisas” (1997, p. 446). A partir disso, entedemos repositório de vídeos, como um lugar onde se armazenam vídeos. Uma conceituação mais complexa nos é apresentada por Rozados ([2010?]), que diz ser repositório de vídeo “o sistema de captura, tratamento, organização e recuperação de informação multimídia, o vídeo”. Tendo-se em vista a importância do vídeo atualmente, seja como fonte de pesquisa, recurso na educação ou entretenimento, o crescimento destes reposítórios é notável e passível de observação, pois cada vez mais as pessoas recorrem a recursos multimídeas, um exemplo disso é o Youtube, que desde sua criação é febre na Internet.

Os principais repositórios de vídeos são o Youtube, Google vídeos, Vimeo, CvTv e Academy Earth.

A literatura existente sobre o assunto é bastante escassa, sendo necessária uma análise a fim de elencar alguns pontos sobre esses repositórios. Os objetivos podem ser diversos, como entretenimento, educação, pesquisa e etc., bem como a sua natureza, podendo ser gratutita ou paga. Devido a multiplicidade de variedade existente em um repositório o público-alvo pode ser bastante diversificado. Por exemplo, o público do Youtube vai desde adolescentes desocupados procurando por vídeos engraçados, até donas-de-casa que buscam o capítulo de ontem da novela, passando por outras muitas classes de pessoas não citadas. Apesar deste aspecto de diversão que vem acompanhado o Youtube, ele representa uma democratização que deve ser citada, pois qualquer cidadão pode armazenar um vídeo digital no sistema.

Falarei brevemente do Youtube, seu histórico e suas características, por se tratar de uma ferramenta bastante conhecida  e um fenômeno mundial, que merece citação neste post. O Youtube foi criado em fevereiro de 2005, por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que trabalhavam na PayPal.  Em 2006, foi comprado pelo Google, e atualmente é o site mais popular dessa tipologia, pois permite o carregamento de quaisquer vídeo ao sistema (exceto coypiright) e também o acesso de qualquer indivíduo conectado a rede, sem a necessidade de criar uma conta ou pagamento. (WIKIPÉDIA)

Segundo própria denominação, disponível no próprio site do Youtube:



YouTube é a comunidade de vídeos on-line mais popular do mundo, permitindo que milhões de pessoas descubram, assistam e compartilhem vídeos criados originalmente. O YouTube oferece um fórum para as pessoas se conectarem, se informarem e inspirarem outras pessoas no mundo todo e age como uma plataforma de contribuição para criadores de conteúdo original e grandes e pequenos anunciantes. (YOUTUBE)




Através de dados na própria página, as pessoas estão assistindo a 2 bilhões de vídeos por dia e enviando centenas de milhares de vídeos diarimente. A cada minuto, 24 horas de vídeos são enviadas ao Youtube.  Seus usuários tem idades entre 18 a 55 anos, sendo metade homens e metade mulheres de todas as regiões. Cinquenta e um por cento deles  acessa o site semanalmente ou com mais frequência, e cinquenta e dois por cento com idades entre 18 e 34 anos, compartilham os vídeos com amigos e colegas. “Com uma base de usuários tão grande e diversificada, o YouTube oferece algo para todos.” (YOUTUBE)

YOUTUBE EDU



Subdivisão do Youtube. A partir de uma pesquisa feita em vários sítios, concluo que o Youtube Edu disponibiliza vídeos de diversas universidades, incluindo palestras, aulas e etc. Tem-se vídeos das mais famosas universidades que contribuem para a formação do referido repositório. Este inclui 300 faculdades e universidades, 10 países e 7 línguas, contando ainda com um recurso de legenda para outras línguas, como o português. (OLHAR DIGITAL)

A data de fundação não nos é fornecida no site, porém encontrei uma matéria que versava sobre o aniversário de um ano do Youtube Edu, então consideremos que a criação tenha sido em março de 2009. Segundo a matéria, ainda temos a informação de crescimento do repositório que cresceu para 65 mil vídeos, incluindo 35 cursos completos. (TECH CRUNCH)


O público-alvo, acredito eu, se constitui de professores e alunos interessados em assuntos acadêmicos e científicos, sendo o objetivo portanto a disponibilização deste material acadêmico, vídeo-aulas e outros para um público mais seleto e interessado nos novos meios de repassar conhecimento e educação, se constituindo num recurso adicional e diversificado que deve ser aproveitado por alunos e professores. O funcionamento do repositório aparentemente é o mesmo do Youtube, com busca por palavras-chaves e recuperação de vídeos que estejam indexados com estas palavras.
Parte superior do formulário


REFERÊNCIAS

KINCAID, Jason. YouTube EDU Finishes Its Freshman Year With 300 University Partners In Tow.  Mar. 25, 2010. Disponível em: <http://techcrunch.com/2010/03/25/youtube-edu-stats/>. Acesso em: 16 out. 2010.

MELHORAMENTOS. Repositório. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1997. p. 446.

OLHAR DIGITAL. Youtube Edu:  aulas gratuitas de universidades americanas. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br//jovem/central_de_videos/youtube-edu-aulas-gratuitas-de-universidades-americanas/11143/integra > . Acesso em: 16 out. 2010.

ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Repositório de vídeos. 20 slides

WIKIPÉDIA. Youtube. Disponívem em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/YouTube>. Acesso em: 16 out. 2010.

YOUTUBE. Resumo do Youtube. Disponível em: < http://www.youtube.com/t/fact_sheet>. Acesso em: 16 out. 2010.

YOUTUBE. Sobre o Youtube.Disponível em:< http://www.youtube.com/t/about>. Acesso em: 16 out. 2010.





  

posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem sou eu

Minha foto
Me chamo Bruna, atualmente curso Biblioteconomia na UFRGS. Sou uma pessoa esperançosa e de bem com a vida, que preza e gosta de estar com minha família e amigos. Gosto de ler, assistir filmes , dançar e viajar.
Tecnologia do Blogger.

Followers

Finalidade

O blog tem por finalidade atender às solicitações da disciplina de Informação em Mídias Digitais objetivando informar, explicar e exemplificar as novas tendências de informação que se encontram na rede. Tratará de diferentes temas relacionados com a Ciências da Informação.

Recent Comments