Repositório de Vídeos
Segundo Dicionário Melhoramentos a significação de repositório compreende o “lugar onde se guardam as coisas” (1997, p. 446). A partir disso, entedemos repositório de vídeos, como um lugar onde se armazenam vídeos. Uma conceituação mais complexa nos é apresentada por Rozados ([2010?]), que diz ser repositório de vídeo “o sistema de captura, tratamento, organização e recuperação de informação multimídia, o vídeo”. Tendo-se em vista a importância do vídeo atualmente, seja como fonte de pesquisa, recurso na educação ou entretenimento, o crescimento destes reposítórios é notável e passível de observação, pois cada vez mais as pessoas recorrem a recursos multimídeas, um exemplo disso é o Youtube, que desde sua criação é febre na Internet.
Os principais repositórios de vídeos são o Youtube, Google vídeos, Vimeo, CvTv e Academy Earth.
A literatura existente sobre o assunto é bastante escassa, sendo necessária uma análise a fim de elencar alguns pontos sobre esses repositórios. Os objetivos podem ser diversos, como entretenimento, educação, pesquisa e etc., bem como a sua natureza, podendo ser gratutita ou paga. Devido a multiplicidade de variedade existente em um repositório o público-alvo pode ser bastante diversificado. Por exemplo, o público do Youtube vai desde adolescentes desocupados procurando por vídeos engraçados, até donas-de-casa que buscam o capítulo de ontem da novela, passando por outras muitas classes de pessoas não citadas. Apesar deste aspecto de diversão que vem acompanhado o Youtube, ele representa uma democratização que deve ser citada, pois qualquer cidadão pode armazenar um vídeo digital no sistema.
Falarei brevemente do Youtube, seu histórico e suas características, por se tratar de uma ferramenta bastante conhecida e um fenômeno mundial, que merece citação neste post. O Youtube foi criado em fevereiro de 2005, por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que trabalhavam na PayPal. Em 2006, foi comprado pelo Google, e atualmente é o site mais popular dessa tipologia, pois permite o carregamento de quaisquer vídeo ao sistema (exceto coypiright) e também o acesso de qualquer indivíduo conectado a rede, sem a necessidade de criar uma conta ou pagamento. (WIKIPÉDIA)
Segundo própria denominação, disponível no próprio site do Youtube:
YouTube é a comunidade de vídeos on-line mais popular do mundo, permitindo que milhões de pessoas descubram, assistam e compartilhem vídeos criados originalmente. O YouTube oferece um fórum para as pessoas se conectarem, se informarem e inspirarem outras pessoas no mundo todo e age como uma plataforma de contribuição para criadores de conteúdo original e grandes e pequenos anunciantes. (YOUTUBE)
Através de dados na própria página, as pessoas estão assistindo a 2 bilhões de vídeos por dia e enviando centenas de milhares de vídeos diarimente. A cada minuto, 24 horas de vídeos são enviadas ao Youtube. Seus usuários tem idades entre 18 a 55 anos, sendo metade homens e metade mulheres de todas as regiões. Cinquenta e um por cento deles acessa o site semanalmente ou com mais frequência, e cinquenta e dois por cento com idades entre 18 e 34 anos, compartilham os vídeos com amigos e colegas. “Com uma base de usuários tão grande e diversificada, o YouTube oferece algo para todos.” (YOUTUBE)
YOUTUBE EDU
Subdivisão do Youtube. A partir de uma pesquisa feita em vários sítios, concluo que o Youtube Edu disponibiliza vídeos de diversas universidades, incluindo palestras, aulas e etc. Tem-se vídeos das mais famosas universidades que contribuem para a formação do referido repositório. Este inclui 300 faculdades e universidades, 10 países e 7 línguas, contando ainda com um recurso de legenda para outras línguas, como o português. (OLHAR DIGITAL)
A data de fundação não nos é fornecida no site, porém encontrei uma matéria que versava sobre o aniversário de um ano do Youtube Edu, então consideremos que a criação tenha sido em março de 2009. Segundo a matéria, ainda temos a informação de crescimento do repositório que cresceu para 65 mil vídeos, incluindo 35 cursos completos. (TECH CRUNCH)
O público-alvo, acredito eu, se constitui de professores e alunos interessados em assuntos acadêmicos e científicos, sendo o objetivo portanto a disponibilização deste material acadêmico, vídeo-aulas e outros para um público mais seleto e interessado nos novos meios de repassar conhecimento e educação, se constituindo num recurso adicional e diversificado que deve ser aproveitado por alunos e professores. O funcionamento do repositório aparentemente é o mesmo do Youtube, com busca por palavras-chaves e recuperação de vídeos que estejam indexados com estas palavras.
REFERÊNCIAS
KINCAID, Jason. YouTube EDU Finishes Its Freshman Year With 300 University Partners In Tow. Mar. 25, 2010. Disponível em: <http://techcrunch.com/2010/03/25/youtube-edu-stats/>. Acesso em: 16 out. 2010.
MELHORAMENTOS. Repositório. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1997. p. 446.
OLHAR DIGITAL. Youtube Edu: aulas gratuitas de universidades americanas. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br//jovem/central_de_videos/youtube-edu-aulas-gratuitas-de-universidades-americanas/11143/integra > . Acesso em: 16 out. 2010.
ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Repositório de vídeos. 20 slides
WIKIPÉDIA. Youtube. Disponívem em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/YouTube>. Acesso em: 16 out. 2010.
YOUTUBE. Resumo do Youtube. Disponível em: < http://www.youtube.com/t/fact_sheet>. Acesso em: 16 out. 2010.
YOUTUBE. Sobre o Youtube.Disponível em:< http://www.youtube.com/t/about>. Acesso em: 16 out. 2010.
0 comentários:
Postar um comentário