Jornais Digitais e os profissionais da informação


 Atualmente, sabemos que todos os profissionais, independente da área, devem estar em constante atualização e também estar sempre informados acerca das notícias nacionais e internacionais. Com a web, e todas suas facilidades, os jornais digitais ganharam espaço e com isso, hoje é possível eu estando no Brasil, ler matérias dos mais diferentes e importantes jornais mundiais através do computador.

Essa possibilidade acarretou muitos benefícios, pois é possível saber as notícias de vários países com poucos cliques no computador, e prever os reflexos destas no meu país, economia,  na minha profissão e etc.

Os profissionais bibliotecários, que trabalham essencialmente com a informação, devem sempre manter-se atualizados, tendo em vista o caráter multimídea de seu instrumento de trabalho. A área biblioteconômica, bem como seus profissionais, estão sofrendo mudanças ao longo do tempo e para que possamos nos adequarmos a elas devemos estar atentos para as novidades que surgem no nosso meio.

Os jornais digitais, tanto nacionais quanto internacionais, se constituem também como um fator de auxílio aos profissionais da informação, pois tornou-se muito mais prático, econômico e rápido dar um “giro” pelo mundo através de seus jornais.

Como complemento, trago uma situação real vivenciada por mim. Na ocasião, estava numa biblioteca e ouço a bibliotecária falar: “ [ . . . ] bibliotecário tem se estar sempre atualizado [ . . . ]”. a bibliotecária falava isto pois estava conversando com outra pessoa e mostrando-lhe que a UFRGS disponibiliza alguns jornais eletrônicos e que estes eram bastante utilizados por ela para se manter atualizada e conectada com o mundo.

A atividade desta semana proposta para atualização do blog, deveria incluir a análise de uma notícia retirada de um jornal digital internacional. A pesquisa, para encontrar a matéria foi demorada, mas finalmente consegui encontrar uma matéria interessante e que tem relação com o nosso meio. A matéria escolhida foi a do jornal “The New York Times”, o qual trarei algumas informações abaixo.


O jornal The New York Times, mundialmente conhecido, foi criado em  1851 por Henry Jarvis Raymond e George Jones. Inicialmente suas edições eram matutinas e de segunda à sábado, com a Guerra Civil Americana passa a ser diária. Em 1996, passa a ter edições online, sendo referência em conteúdo jornalístico digital. Mensalmente é visitado por 20 milhões de usuário, tornando-se o quinto site mais visitado da Internet e o mais famoso nos EUA. Pertence a The New York Times Company que publica outros importantes jornais (16) e também responsável por mais de cinquenta sites. (WIKIPÉDIA, 2010)

A matéria escolhida tem seu título: “Prize Is Created for Gay Literature for Young Readers”, ou seja, “Prêmio é criado para literartura gay para jovens leitores”, e versa sobre a criação por parte da American Library Association (ALA), do prêmio para literatura infantil gay. O presidente da Associação, Robert Stevens, diz que os livros infantis que contém experiências gays se constituem de um instrumento fundamental no ensino a tolerância, aceitação, e importância da diversidade, tendo em vista que 14 milhões de crianças americanas tem um pai gay ou mãe lésbica. Cita ainda que as obras vencedoras serão acompanhadas por profissionais como bibliotecários, pais e professores e terão sua distribuição em escolas, bibliotecas e livrarias após o prêmio. (BOSMAN, 2010)

Link para a matéria na íntegra:



O artigo escrito por Bosman me chamou atenção por ver que existe um incentivo, na caso da American Library Association, a diferentes tipos de literatura, o que, acredito eu, não acontece no Brasil, onde ainda existe uma certa censura à obras, até mesmo praticada pelos profissionais bibliotecários. Nós como futuros profissionais  temos como dever disponibilizar todo tipo de material e incentivar as suas mais diferentes formas de expressão e gênero. Acho louvável a iniciativa da Associação, devendo nos servir como exemplo, até mesmo de reflexão sobre preconceito e respeito pela diversidade, tanto sexual, cultural e literária.


Referências


WIKIPÉDIA. The New York Times. 8 out. 2010. Disponível em: < http:/ /pt.wikipedia.org/wiki/The_new_york_times >. Acesso em: 06 nov. 2010.


BOSMAN, Julie. Prize Is Created for Gay Literature for Young Readers. The New York Times, New York, 01 nov. 2010. Section Arts. Disponível em: < http://artsbeat. blogs.nytimes.com/2010/11/01/prize-is-created-for-gay-literature-for-young-readers/ >. Acesso em 06 nov. 2010.




posted under |

1 comentários:

mariana paranhos disse...

Bruna! muito legal o seu post, bem completo e bem escrito. Gostei muito! abraços!

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem sou eu

Minha foto
Me chamo Bruna, atualmente curso Biblioteconomia na UFRGS. Sou uma pessoa esperançosa e de bem com a vida, que preza e gosta de estar com minha família e amigos. Gosto de ler, assistir filmes , dançar e viajar.
Tecnologia do Blogger.

Followers

Finalidade

O blog tem por finalidade atender às solicitações da disciplina de Informação em Mídias Digitais objetivando informar, explicar e exemplificar as novas tendências de informação que se encontram na rede. Tratará de diferentes temas relacionados com a Ciências da Informação.

Recent Comments