Jornais Brasileiros

Assim como os famosos e imponentes jornais mundiais, o Brasil também possui jornais com edições digitais ou, exclusivamente,  disponibilizados em formato digital. Como já dito em posts anteriores os jornais digitais são de grande importância para o novo cenário jornalístico que se instaura e também para a sociedade cada vez mais informatizada e familiarizada com a Web. As edições digitais auxiliam não apenas o seu leitor, com atualiação instantânea, rapidez e dinamismo, mas também a muitos profissionais da informação que muitas vezes se utilizam dessas fontes para prestar algum serviço ou estar “antenado” às novas tecnologias, recursos e notícias. Sem mencionar, a gama de possibilidades que nos é oferecida, podemos com poucos cliques, saber tanto de esportes, quanto da política nacional e internacional.

Para complementar o que já foi exposto, trago uma reportagem do Jornal O Globo, intitulada: “New York Times publicará lista de e-books mais vendidos”. Minha escolha se justifica em face da constante preocupação de muitos profissionais da informação, essencialmente os bibliotecários, pois geralmente muitos destes laboram em bibliotecas cujo acervo é predominantemente livros impressos, e caímos naquelas perguntas que não querem calar, sendo motivo de efervescentes debates na área: “os livros (impressos) vão acabar?”, “serão substituídos pelos e-books?”. Bem, quanto a isso, não podemos afirmar prescisamente e cabe esperarmos e adaptarmos às novas tecnologias e suportes.

O Jornal O Globo, fundado em 29 de julho de 1925 e sediado no Rio janeiro, é um dos mais influentes e importantes jornais brasileiros, sendo parte do conglomerado de empresas de mídia, as Organizações Globo, juntamente com a TV Globo, Rádio Globo e Editora Globo. Em seu quadro, tem colunistas de renome no cenário brasileiro, como Luís Fernando Veríssimo, Míriam Leitão e outros. No seu site, dentre muitos serviços cito alguns como: muitas facetas de assuntos (Esporte, Economia, Casa, Tecnologia, Política, Cultura, Saúde), interatividade, possibilidade de contato, entrevistas, lista de colunistas e seus sites, participação do leitor e etc. (WIKIPÉDIA, 2010)
Em uma de suas tantas seções, a de Tecnologia, me interessou a matéria de divulgação da publicação, a partir de 2011, pelo New York Times da lista dos e-books (ficção e não ficção) mais vendidos, levando-se em consideração o crescimento constante desse material. De janeiro à setembro de 2010, a venda de e-books atingiu o número de US$ 304,6, tendo um aumento de 190% neste período. Segundo o The New York Times, e seu editor de pesquisa Janet Elder, o programa para a contagem das vendas foi desenvolvido ao longo de dois anos, e que a atitude é  o reconhecimento ao crescimento e à influência do mercado editorial eletrônico. Devido a sua enorme credibilidade em todo o cenário mundial, desde 1935 as listas dos “mais vendidos” do jornal The New York Times são referenciais para editores, escritores e leitores, sendo por muitas vezes republicadas por outros jornais e revistas.


Bom, como vimos, e como acredito eu, o crescimento dos e-books é incontestável, bem como o do webjornalismo, então já que caminhamos a longos passos para uma sociedade praticamente eletrônica, nós como futuros profissionais da informação, devemos saber tirar proveitos dessas oportunidades, por exemplo, ao visitar  e navegar por um jornal digital, podemos captar alguma nova informação  e repassá-la ao nosso usuário, ou mesmo pesquisar por entre eles alguma informação que lhe seja requisitada. Ou então, com o aumento dos e-books, a biblioteca (por exemplo) possuir uma catálogo de e-books, para facilitar a chegada do leitor ao material desejado, e coisas desse genêro, não esquecendo portanto, a satisfação final do usuário.



Referências


NEW York Times publicará lista de e-books mais vendidos. O Globo, Rio de Janeiro, 12 nov 2010. Seção Tecnologia. Subseção Mídia. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/ tecnologia/mat/2010/11/12/new-york-times-publicara-lista-de-books-mais-vendidos-923011158.asp>. Acesso em: 13 de nov 2010.


WIKIPÉDIA. O Globo. 19 set 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ O_Globo>. Acesso em: 13 nov 2010.

posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem sou eu

Minha foto
Me chamo Bruna, atualmente curso Biblioteconomia na UFRGS. Sou uma pessoa esperançosa e de bem com a vida, que preza e gosta de estar com minha família e amigos. Gosto de ler, assistir filmes , dançar e viajar.
Tecnologia do Blogger.

Followers

Finalidade

O blog tem por finalidade atender às solicitações da disciplina de Informação em Mídias Digitais objetivando informar, explicar e exemplificar as novas tendências de informação que se encontram na rede. Tratará de diferentes temas relacionados com a Ciências da Informação.

Recent Comments