Redes e comunidades sociais virtuais

As redes sociais se constituem hoje como um objeto instigante de estudo de diferentes áreas e profissionais, pois,  como sabemos, a cada dia ou horas essas redes aumentam vertinosamente causando impactos em nossa sociedade, e instaurando um novo padrão de comunicação entre as pessoas conectadas na rede mundial de computadores.

Segundo o Wikipédia (2010) as redes sociais:




São estruturas sociais compostas por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.



Desde sempre, estamos rodeados por várias redes sociais, nossa família, amigos, Igreja e trabalho. Segundo Amaral na nossa sociedade toda ação humana origina uma rede de relações, sendo espontâneas da sociabilidade humana, por exemplo, o simples fato de tomar uma decisão envolve muitas pessoas que estão conectadas através de redes invisíveis de relacionamentos. As redes  podem se dividr em horizontais e verticais, sendo as horizontais ausentes de subordinação entre seus integrantes, descentralizadas e com comunicação em todas as direções; já as verticais caracterizam-se por haver subordinação, uma relação hierárquica, onde alguns detém o poder de decisão.

As redes sociais virtuais  são grupos ou espaços específicos na Internet que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de caráter geral ou específico, das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens fotos, videos, etc.). Há também a formação de grupos por afinidade, formando comunidades virtuais, com ou sem autorização, e de espaços abertos ou não para discussões, debates e apresentação de temas variados. Exemplos dessas redes sociais são muitos: Facebook, MySpace, Orkut, Hi5 e outros, sendo elas responsáveis por 62% do tráfego na Internet no Brasil, e também do alto percentual de pessoas que a utilizam, de 5 pessoas com acesso a Internet, 4 delas fez parte de alguma rede social virtual. (WIKIPÉDIA, 2010) Essas redes e comunidades são horizontais, pois todos exercem o mesmo poder dentro delas, não havendo subordinação e também o fluxo de comunicação se dá por toda direção, todos podem comunicar-se com seus escolhidos.

Atualmente, a rede social virtual é a mais expressiva forma de relacionamento e comunicação entre pessoas, instituições e etc, sendo não somente vista como forma de lazer, mas também como possibilidades de negócios, empregos e outros. Muitas empresas e  instituições se valem do uso dessas redes para divulgação de seus serviços e produtos e também como forma de aproximação com os clientes.

Um dos benefícios dessas redes é a facilidade com que as informações circulam, obviamente também influenciadas pelo caráter super dinânico e veloz da Internet, mas atualmente as redes são basicamente boletins instantâneos de todos tipos de notícia mundial. Essa facilidade de acesso à informação, possibilita também a aquisição de novos conhecimentos, pois como as informações estão bem mais e melhores dispostas, e também atingindo diferentes públicos, elas acabam por instigar as pessoas a buscarem mais informações sobre a notícia e desse modo talvez, adquirir um novo conhecimento.

Também neste contexto temos as comunidades virtuais que se estabelecem, segundo Rozados ([2010]), como um encontro (no meio virtual) de grupos de pessoas com interesses similares que discutem e trocam experiências. Esse tipo de comunidade se dá com bastante frequência e tem relevante importância, pois permite a um certo grupo manter-se atualizado e conectado com seus pares através do computador e da Internet.


Conforme dito, tanto as redes quanto as comunidades tem por objetivo ligar as pessoas, grupos e instituições de uma maneira rápida e simplificada, formando uma rede de pessoas interligadas. O uso dessas ferramentas têm se tornado tão frequente em nosso dia-a-dia que o processo de comunicação e o subseqüentes informação e conhecimento vem sendo afetados imensamente cabendo aos profissionais competentes saber aproveitar essa “nova onda” e desse modo atrair seu usuário e  conquistá-lo em qualquer lugar, meio e contexto que esteja, pois as redes e comunidades não distinguem cor, raça, credo, sexo e outros, elas se apóiam no princípio da universalidade.




Para finalizar, gostaria de falar um pouco sobre minhas experiências com as redes e comunidades sociais, que sinceramente são as mínimas possíveis, pois não faço parte de muitas redes sociais e comunidades, apenas aquelas necessárias para poder me comunicar com meus contatos, saber notícias ou mesmo algum interesse profissional. Ao meu ver, as pessoas estão gastanto muito do seu tempo sentadas em frente ao computador acompanhando a vida dos outros, enquanto a sua mesmo está passando. Com o advento da Intenet, não há dúvidas quanto aos seus benefícios e facilidades, porém acho que as relações estão ficando muito mecanizadas e superficiais, pessoas que nem ao menos se conhecem pessoalmente, mantém praticamente uma vida juntos, e pelo que estamos vendo atualmente essa situação tende a se expandir pois as nossas crianças já estão crescendo neste contexto e habituadas a essas relações com outros através da tela. Quanto à busca de informações nessas redes e comunidades, no meu caso, ela se dá quando necessito de informações de alguma pessoa, por exemplo o seu e-mail, e também quando participo de enventos,  pois estes geralmente contém perfis nas redes com as principais informações sobre ele, facilitando,  agilizando e também adequando as informações e sua busca para os usuários.

Como futura profissional bibliotecária, vejo um grande campo a ser explorado por nós, campo este meio irregular, por vezes falsos, mas que com muita conscientização e credibilidade pode vir a se tornar, se não já o é, o canal informativo e tomado de fidedignidade mais importante da nossa sociedade.



REFERÊNCIAS


AMARAL, Vivianne. Redes: uma nova forma de atuar. Disponível em: <http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:LKfN1CVoIlwJ:www.abdl.org.br/filemanager/download/288 /Redes:%2520uma%2520nova%2520forma%2520de%2520atuar.pdf+ Redes:+uma+nova+forma+de+atuar&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid= ADGEESi                                                 -0j2HrzHnQDraTe-7mCu23x61gaMTUD2dDHuipjHI2Es5W1ElpY6370A8GfELLQXSM QBN90CMDugwekFkzalk8_WwTFkfLaM8l--pcLRSuktJZpcZRuoeelxP2g0GE_lKCd1I&si g=AHIEtbSsRmaX1lodCTH4o8dXJdlNs T9MkQ>. Acesso em : 5 dez 2010.


ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Tema 9: Comunidades virtuais e redes sociais.[2010]. 20 slides.


WIKIPÉDIA. Rede social virtual. 22 set 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede social_virtual>. Acesso em: 05 dez 2010.

WIKIPÉDIA. Redes Sociais. 4 dez 2010. Disponível em:< http://pt.wikipedia.org/wiki /Rede_social>.  
Acesso em : 5 dez 2010.





FICA A DICA: Para quem se interessa nesse assunto, acaba de ser lançado um filme um filme chamado a Rede Social, que conta a história da criação do facebook por alunos do curso de Havard. O crescimento vertiginoso da ferramenta, seus números em acessos e também em dinheiro, e os problemas que se seguiram a sua criação. Quer conhecer os bastidores de uma rede social?? Fica aí a dica!


posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem sou eu

Minha foto
Me chamo Bruna, atualmente curso Biblioteconomia na UFRGS. Sou uma pessoa esperançosa e de bem com a vida, que preza e gosta de estar com minha família e amigos. Gosto de ler, assistir filmes , dançar e viajar.
Tecnologia do Blogger.

Followers

Finalidade

O blog tem por finalidade atender às solicitações da disciplina de Informação em Mídias Digitais objetivando informar, explicar e exemplificar as novas tendências de informação que se encontram na rede. Tratará de diferentes temas relacionados com a Ciências da Informação.

Recent Comments