Avaliação de blogues
Sobre Blogues
Primeiramente, inicio com uma definição básica de blogue: sistema da web de postagem de mensagens que podem incluir texto, imagem e som, sendo mostradas de forma cronológica inversa, permitindo ainda que outras pessoas escrevam e publiquem comentários sobre o blogue e/ou as mensagens. As mensagem postadas são denominadas “posts”, enquanto o dono ou criador do blog é chamado “blogueiro” e a “blogosfera” abrange o “universo dos blogues”. Primeiramente ele era usado como uma espécie de diário virtual, após, vendo-se a oportunidade de crescimento e divulgação dessa ferramenta, os temas, os objetivos e até mesmo os criadores mudaram o foco. Quanto a tipologia os blogues são incrivelmente variados, podem falar sobre cultura, moda, música, política, mídia, culinária, economia, mães e filhos e também sobre empresas, sendo que a autoria de blogues pode se dividir entre institucional, individual ou coletiva.
O fenônemo da blogosfera é tão impressionante que seu impacto vem sendo investigado por profissionais da área de Comunicação, Sociologia, Psicologia Social, Ciência da Infomação e Administração. Seu caráter gratuito e de fácil acesso e manutenção tem conquistado inúmeros blogueiros a cada dia, são aproximadamente 100 mil blogues criados diariamente no mundo todo, totalizando um total de 57 milhões de blogues, segundo estudo feito pela Technorati em 2006.
Avaliação
Tendo-se em vista o crescimento e visibilidade dos blogues, muitas opniões, argumentos e até mesmo informações foram se destacando no mundo virtual. Aos profissionais competentes fica a difícil missão de extrair das milhões de páginas da web as informações de qualidade, pois, como bem sabemos, nem tudo que se posta na web é certo ou válido, por esse motivo, muitos especialistas tem se dedicado a montar esquemas de avaliação de blogues a fim de lhes conferir certo grau de confiabilidade e segurança para as pessoas que, por ventura, se utilizam dessa fonte de informação.
Outro dado interessante é a criação em 2006 do IBSN < http://ibsn.org/ > (Internet Blog Serial Number) onde confere-se um registro ao blogue para garantia de direito dos autores, permitindo dessa forma uma facilitação ao referenciar um blogue como canal de informação.
A criação do IBSN é apenas uma das confirmações para a verdade que se mostra inquestionável atualmente, a que a blogosfera se tornou uma ferramente muito ativa, dinâmica, produtora e difusora de conhecimento, em muitos blogues é possível a identificação de fontes de informação pertinentes sobre determinado assunto.
Os blogues, ultimanente, tem sido usados pela comunidade científica e acadêmica como forma de intercâmbio de informações, e aponto novamente, a determinação de critérios de qualidade para o estabelecimento confiável destes novos canais de troca de informações. Segundo os autores Sonia Hidalgo e Javier Salvador alguns critérios devem ser levados em conta para a qualidade e veracidade dos blogues, como: parâmetros gerais do blogue; identidade, informações e seviços; estrutura e navegação; layout da página; acessibilidade e visibilidade.
A avaliação dos blogues se torna fundamental para termos certeza de que estamos nos servindo de informações confiáveis e verdadeiras, a ponto de usarmos os blogues como fontes de informações seguras, podendo citá-lás em trabalhos acadêmicos. E também colabora para a conscientização dos blogueiros para que se esmerem na hora de criar e postar nos seus blogues, sempre referenciando fontes, buscando informações seguras e tornando-os cada vez mais requisitatos no mundo virtual, onde cada vez mais anônimos se tornam fenômenos, cabendo dessa forma, a cada blogueiro a busca pelo seu espaço na web. Uma forma de incentivo aos blogueiros é a premiação e recolhecimento por parte de alguns órgãos, afirmando novamente a possibilidade de sucesso de um simples blogue.
Referências:
ALVIM, Luísa. A avaliação de qualidade de blogues. In: Congresso da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 9., 2007. Disponível em < http://badinfo.apbad.pt/Congresso9/COM105.pdf>. Acesso em 29/08/10.
BAIO, Cíntia. 100 mil blogs são criados por dia. São Paulo, nov. 2006. Disponível em: < http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112006/06112006-16.shl>. Acesso em: 29/08/10.
JIMÉNEZ HIDALGO, Sonia; SALVADOR BRUNA, Javier. Evaluación formal de blogs con contenidos académicos y de investigación en el área de documentación. El Profesional de la Información, v.16, n. 2, p. 114-122, mar./abr. 2007.
SOUSA, Paulo Jorge et al. A Blogosfera: Perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação. Cadernos Bad, Lisboa, n.1 , p.87-106, 2007.
0 comentários:
Postar um comentário